segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O mundo subdesenvolvido


Essa palavra subdesenvolvimento começou com o fim da seunda guerra mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnnível econômico, social, político,científico e tecnológico existente entre os países ou Estados do mundo. Muitas sociedades perceberam sua fragilidade diante das superpotências (Estados Unidos e União soviética) e de potências como Reino Unido,França,Itália,Alemanha,Japão etc.
Isso ocorreu principalmente porque, durante a guerra, as superpotências e as potências montraram ao mundo seu poderio bélico. A tecnologia de guerra culminou com o desenvolvimento da bomba atômica pelo governo dos Estados Unidos, que lançou duas delas sobre as cidades Japoneses de Hiroshima e Nagasaki, pondo fim a segunda guerra mundial.
Fatores que contribuem para o subdesenvolvimento
São vários fatores que contribuem para o subdesenvolvimento , um deles é à falta de administração, Falta de presidentes honestos, porque hoje em dia , a maioria dos presidentes desviam dinheiro para sua conta bancária, o dinheiro que iria ser usado para merenda de crianças carentes, agora é para fazer fazendas para esses políticos corruptos.
como diz meu amigo Gabriel pensador, pegá, pegá,pegá,pegá ladrão !!! tira do governo e bota na prisão.
Outro motivo é a divida externa e interna, quando um governo pega emprestimos em dinheiro com o FMI ou com o Banco Mundial, para aplicar em desenvolvimento econômico interno ( estradas,usinas,hidrelétricas,agricultura,indústrias,infra-estruturas urbana e etc.).
Se, por um lado, esses empréstimos ajudaram a desenvolver certas atividades económicas, por outro lado, conduziram os países subdesenvolvidos a um grande individadamento.
Governo lula empresta U$ 11 bilhões para FMI
Nossaaa !!! 10 bilhões, é muita coisa.
Gostaria de poder compreender o quê está acontecendo. moro em um país onde, apesar de pagar impostos, e eles não são baixos, tenho que pagar adicionalmente por educação, transporte, plano de saude e segurança. Bandidos andam soltos na rua e eu tenho que morar com minha família em lugares cercados.
Como pode o presidente desse meu país emprestar dinheiro para o Fundo Monetário Internacional (FMI)? Já não bastaram os anos de sacrifícios que vivemos para pagar dividas e juros altos para pagar o FMI?
Senhor presidente, tem gente inocente morrendo aqui nesse meu país, pessoas que pagam impostos. Mas porque o senhor não nos dá segurança, eu corro risco de vida! Por favor, gaste
estes U$ 11 bilhões de forma inteligente. Aqui no meu país, e não nas suas viagens à Europa.
escrito por um leitor dá Globo.
Vocês leitores, acham que o presidente Lula foi burro?
Será que isso não foi uma estratégia do governo Lula para o Futuro? Qual eu não sei !
Sinceramente, se foi uma estratégia isso foi uma burrice ! Em vez de o presidente investir em escolas , estradas , hospitais, universidades , na cultura do nosso Brasil, e etc... Ele vai e empresta U$ 11 bilhões para o FMI. Sinceramente eu acho que ele está de sacanagem com o nosso Brasil.
Texto escrito Por Lucas Viana.



Mercosul
O Mercosul é representado pelos governos do Brasil,Uruguai,Argentina e Paraguai. O Mercosul é um projeto comercial, cujo o objetivo é chegar a criação de um mercado comum ( entende-se por um mercado comum a associação comum, e comercial entre os países; tendo por base a eliminação de tarifas alfandegárias, cotas de importação e livre circulação de pessoas.

criação

O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países : Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.

Novidades do Mercosul

A Universidade do Mercosul será uma instituição educacional multicampi, bilíngüe, que envolverá estudantes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai (esses dois últimos ainda estão em fase de negociação) e começará a funcionar em caráter experimental.
As instalações brasileiras da Universidade do Mercosul serão localizadas no sul do país, justamente pelo fato de a região possuir as mesmas características geo-econômicas dos outros países-membros: a presença forte da agricultura camponesa e a estrutura fundiária. Outro propósito é facilitar a movimentação de professores, pesquisadores e estudantes. Provavelmente, a primeira unidade da Universidade do Mercosul será instalada em Foz do Iguaçu (PR)
A proposta da criação da Universidade do Mercosul é ambiciosa, pois pretende que o diploma expedido tenha validade, no mínimo, entre os dois países. Com isso, seria promovida, através da educação, a integração entre o Brasil e a Argentina, como é o desejo dos governos das duas nações.